O Mané e seu dialeto, o Manezês

O jeito de falar da gente do litoral de Santa Catarina, principalmente das pessoas nativas dos locais colonizados por portugueses dos Açores e Madeira, é conhecido nacionalmente. O nativo ilhéu, principalmente, de Florianópolis e região é carinhosamente chamado de “manezinho” da Ilha.

Para muitos, “mané” é sinônimo de tolo, tapado, fácil de ser enganado, para a gente de Santa Catarina não é bem assim. Obviamente, pelo fato de o termo se referir ao apelido português para “Manoel” (e os portugueses terem fama de ser pessoas ingênuas), encaram a todos os “manezinhos” como também retardados, bestas, ridículos. Sim, como podemos ver em todos os recantos do Brasil e do Mundo, aqui também há pessoas simples, inocentes, broncas. Mas, seria simplório demais pensarmos que o jeito engraçado de o ilhéu se expressar se deva ao fato de ser mentalmente incapaz. Essa é, então, apenas sua forma peculiar de ver o mundo e de se expressar.

Sim, os “pequenos Manoéis” (ou manezinhos) foram incutindo por essas bandas seu jeito de ser, seus costumes e (por que não?) seu dialeto de origem açoriana, de forma cantada e corrida, hoje mais diluído, devido à maior miscigenação com outras etnias e pelos efeitos das influências culturais de outros locais do país e do Mundo. Mas, haverá quem se lembre de muitos termos, inumeráveis, que hoje são um pouco confusos para pessoas de fora do Estado de Santa Catarina.

O dialeto manezês é fruto da união do português dos açorianos e, em menor número, madeirenses que chegaram nos meados do Século XVIII com o português já meio “indigenizado” dos vicentistas e santistas, paulistas que já habitavam a Ilha de Santa Catarina.

>> Características linguísticas do dialeto manezêshttp://goo.gl/OrJCte

Assim sendo, decidimos pesquisar léxicos com expressões do dialeto “manezês”, que servirá como guia idiomático e manual de sobrevivência em algumas rodas de conversa. Confira abaixo nossa coletânea de termos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s